segunda-feira, 30 de abril de 2012

Homenagens ao saudoso Zé Cardoso



Uma das maiores lideranças políticas de Garanhuns no campo popular, o ex-deputado estadual José Cardoso, foi lembrado na Câmara Municipal pelo vereador Sivaldo Albino (PPS). Segundo Sivaldo, passados 20 anos da morte do parlamentar, um militante aguerrido da esquerda, muitos ainda no município cultivam sua memória e não esquecem de suas batalhas a favor dos mais humildes.

Sivaldo relembrou a trajetória de Zé Cardoso:

José Cardoso nasceu em Garanhuns, em 1927, e teve uma infância humilde. Sempre pautou sua conduta pelos valores da honra e da ética, tendo sido considerado um exemplo de homem público. Antes de ingressar na política trabalhou como radialista na antiga Rádio Difusora, isso na década de 50.
 O programa que apresentava na hoje Rádio Jornal, “Desfile das Cinco”, o projetou como comunicador, levando-o depois a política. Foi vereador por dois mandatos, tendo sido o mais votado no interior de Pernambuco, na eleição de 1959.
 Em 1962, sempre ao lado das forças populares, Zé Cardoso se elege deputado estadual. Exerce o seu trabalho nos anos de 1963 e 1964, até ser alcançado pelo golpe militar e ter seus direitos políticos cassados.
 Com a Anistia, nos anos 80, recupera seus direitos políticos se candidata a deputado, fica na suplência, mas assume o mandato, em 1987. Na época foi vice-líder do PDT de Leonel Brizola na Assembleia Legislativa e Constituinte Estadual em 1989.
 Em 1992, quando era considerado o candidato mais forte à Prefeitura de Garanhuns, adoece e morre, deixando órfãos milhares de garanhuenses que o amavam como um autêntico líder popular.
 Na opinião de Sivaldo Albino, o exemplo de Zé Cardoso ficou e os que fazem política no município, nos dias de hoje, não devem esquecer as lições do garanhuense de tantas lutas. “Cardoso é digno da lembrança e de todas as homenagens por parte do nosso povo e neste mês, quando se completam duas décadas que ele nos deixou, fazemos questão de nos irmanar aos seus amigos, aos seus correligionários, à família e a todos que conviveram com esse grande político”, disse o vereador.
 José Cardoso dá nome a PE 177, projeto do deputado Marcoantônio Dourado; a Central de Abastecimento de Garanhuns (CEAGA), por proposta do vereador Paulo Gomes e denomina uma rua no Parque Fênix, uma homenagem dos moradores do bairro.


Confira Homenagem feita no Blog do Ronaldo César

O pobre também tem sua vez! Há 20 anos silenciava José Cardoso, o homem do povo!

Em 30 de abril de 1992, silenciava uma das vozes mais impressionantes da história de Garanhuns, e pela grandeza de sua participação política, de Pernambuco.

José Cardoso da Silva, homem simples, do povo, dono de um poder com as palavras e de versá-las em público que fazia de seus discursos verdadeiras festas populares, cativando as massas, e melhor, com o conteúdo de quem lutou contra a ditadura e se posicionou sempre ao lado da justiça e da liberdade.

Deputado em duas legislaturas estaduais, José Cardoso representou Garanhuns na Assembleia, de 1962 a 1964, quando foi cassado pelo governo militar, voltando depois em 1987, quando na época suplente da eleição de 1986, assumiu no lugar de Sérgio Guerra, quando Miguel Arraes nomeou o então aliado Secretário de Estado. José Cardoso foi também vereador, e foi direto da Câmara de Garanhuns que ele se elegeu deputado em seu primeiro mandato, numa votação nunca vista na história do município, sendo a maior do interior do estado, e a maior em termos proporcionais em Pernambuco.

Foi fundador do PDT, junto a Leonel Brizola, numa época em que a ideologia e o esquerdismo ainda mapeavam a política nacional, onde de um lado estavam os que lutavam pela liberdade de expressão e a democracia, e no outro, ainda pairavam os defensores do regime militar. Tempos difíceis para todos que militavam contra os poderosos.

Cabe registrar a infeliz coincidência de Garanhuns perder no mesmo ano, dois importantes nomes da nossa política, um mês antes de José Cardoso, o Brasil perdia a guerreira Cristina Tavares. Um símbolo em vários segmentos onde atuou, e é triste saber que ainda lhe falta uma grande e justa homenagem na Cidade das Flores.

Era dos pobres que José Cardoso gostava. Sua vida sempre foi entre seus eleitores e sua família, aliás, foi casado três vezes, e de suas companheiras nasceram onze filhos. Quatro do primeiro casamento, três do segundo e outros quatro do terceiro, que foi com a ex-vereadora Margarida Cardoso, mãe de Lucimar, Luciana, Lincoln e Lúcio.

Do primeiro casamento, José Cardoso tem filhos que ainda hoje dão sua contribuição ao município, como o diretor do Jornal A Gazeta, Rogério Cardoso, o ex-bancário e escritor Roberto Cardoso (que chegou a ser candidato a vice-prefeito) e José Cardoso Filho, que atua na Polícia Rodoviária Federal. São também filhos de José Cardoso: Ricardo (do primeiro casamento), e Sandra Lucélia, Lúcia e Luciene, do segundo.

José Cardoso trabalhou bastante, e fez quase de tudo em Garanhuns, de dono de bar a radialista, conquistando a simpatia de sua gente, até que se elegeu vereador em 1959. Três anos depois sairia eleito deputado com uma votação consagradora. Não tinha estudo, não terminou nem o primeiro grau, mas impressionava pelo seu conhecimento e sua caligrafia que chamava a atenção de todos, principalmente a quem sabia de sua pouca formação.

José Cardoso da Silva morreu sem realizar um sonho, governar Garanhuns, e quis o destino que sua morte ocorresse a poucos meses da eleição, e naquele momento, tinha a preferência do eleitorado e as pesquisas apontavam sua vitória.

Em 1992 a campanha estaria polarizada. De um lado, a continuidade da gestão de Ivo Amaral, lado oposto de José Cardoso, era o deputado federal José Tinoco, que mesmo tendo divergências com o prefeito da época, atuava no mesmo campo da antiga direita. Do outro, os partidos de oposição marchariam com Givaldo Calado, mas havia um sentimento público de forte rejeição às opções da época, e era aí que entraria José Cardoso, arregimentando votos dos dois lados, e tornando-se o candidato mais forte para a eleição. Mas não viveu para se eleger. A continuidade de um projeto de terceira via teve prosseguimento com Bartolomeu Quidute, que venceu a campanha meses depois.

José Cardoso era tricolor em Recife e Setembrino em Garanhuns, gostava de ouvir jogos no rádio e deixou muitas amizades mesmo no campo adversário de suas campanhas políticas, como o ex-prefeito Ivo Amaral. Seu féretro foi seguido por milhares de pessoas, comparado anos depois ao do radialista Aluízio Alves. Em sua grande maioria, pessoas simples da periferia, que davam adeus ao seu amigo. Pessoas que tinham acesso fácil a José Cardoso.

Na Assembleia Legislativa, José Cardoso fez de sua atuação um canal para trazer investimentos para Garanhuns, que garantissem emprego e renda para os jovens, e uma das ações, documentadas e guardadas como tesouro por seus filhos, principalmente Lincoln e Lúcio, que entraram em contato com o jornal, foi a vinda para Garanhuns da Refinações de Milho Brasil, que ainda hoje, como a Unilever, emprega centenas de conterrâneos.

Morreu sem patrimônio, muitas vezes sem ter uma casa para morar, dividia com os pobres o pouco que conquistou na política, na maioria das vezes bancando suas campanhas e de seus correligionários, mas morreu reconhecido por sua gente, que viu naquele homem mais que um representante político, alguém que fez de sua vida uma ode ao serviço público e aos ideais de uma vida voltada à dignidade e liberdade.

Morreu o homem do povo!

HOMENAGENS A JOSÉ CARDOSO

PE – 177 – Rodovia Deputado José Cardoso da Silva – Autoria Deputado Marcantônio Dourado

CEAGA Vereador José Cardoso da Silva – Autoria: Vereador Paulo Gomes

Sala de Imprensa da Câmara Municipal – Autoria: Vereador Sivaldo Albino

Rua José Cardoso da Silva – Parque Fênix.
.
Imagens e outras informações, acervo da família, através do amigo Lúcio Cardoso.


Último dia para entrega do Imposto de Renda

Globo .com


Na reta final do IR, Fisco ainda espera mais de 2 milhões de declarações


Faltando treze horas para o fim do prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda, mais de dois milhões de contribuintes ainda não acertaram as contas com o Fisco, segundo balanço da Receita Federal
De acordo com dados do órgão, foram recebidos 22,96 milhões de documentos até às 11h desta segunda-feira (30). A expectativa do Fisco é de receber, pelo menos, 25 milhões de declarações em 2012. Desde as 13h deste domingo (29), 1,43 milhão de declarações foram recebidas.
Quem precisa acertar as contas com o leão, tem até às 23h59 desta segunda-feira para fazer o envio da declaração e, assim, evitar a multa por atraso (cujo valor mínimo é de R$ 165,74).
Para aqueles que ainda não enviaram o documento, a orientação do supervisor nacional do IR da Receita Federal, Joaquim Adir, é para entregar a declaração o mais rápido possível. "Quanto mais tarde é feita a entrega, mais riscos o contribuinte corre, pode dar problemas no computador, esquecer algo", disse ele neste domingo (29).

CPMI tem 167 requerimentos para apreciar

Blog da Folha


Quando voltarem da pausa nas atividade por causa do feriado do Dia do Trabalho, os membros da comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que investiga as relações do empresário de jogos ilícitos, Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com políticos e agentes públicos e privados terão 167 requerimentos para analisar. A maioria deles foi apresentada por partidos de oposição.
Os deputados e senadores da CPMI do Cachoeira também devem definir um plano de trabalho, no qual será marcada a data para o início das oitivas e os nomes de quem será ouvido. A reunião está marcada para quarta-feira (2), às 14h30.
Entre os requerimentos apresentados até agora estão pedidos para que deponham os governadores de Goiás, Marconi Perillo, e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. O presidente licenciado da construtora Delta, Fernando Cavendish, e o ex-diretor da companhia, Cláudio Abreu, também estão entre os nomes sugeridos para prestar depoimentos.

Brizola Neto pode sair ministro do Trabalho hoje

Blog Magno Martins


Deputado Brizola Neto é o mais cotado para assumir o Ministério do Trabalho
Foto: O Globo (04.10.2011)A presidente Dilma Rousseff deve anunciar ainda nesta segunda-feira o nome do deputado Brizola Neto (RJ) como novo ministro do Trabalho, na cota do PDT, em substituição ao ex-ministro Carlos Lupi, presidente da legenda, que deixou a vaga há quase cinco meses. Dilma e Lupi se encontram, às 10h, no Palácio do Planalto. Embora oficialmente o partido tenha garantido, em nota divulgada em março, que não há veto a nenhum dos nomes, nos bastidores ainda é forte a resistência de parte da bancada pedetista na Câmara à indicação de Brizola Neto. Outros dois nomes estão no páreo: o do deputado Vieira da Cunha (RS), e o do secretário geral da legenda, Manoel Dias.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Prefeitura inicia reforma da Quadra do Colégio Municipal

Blog Eduardo Peixoto


A Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Comunicação Social e Esportes, deu inicio na manhã desta quinta-feira, dia 26, as obras de reforma da Quadra Poliesportiva Manoel Elpídio de Melo, a popular Quadra do Colégio Municipal.    
            As obras, orçadas em R$ 111.048,23 serão realizadas pela Empresa Agreste Meridional Construções Ltda (AGREMEC) - vencedora da licitação, e dotarão de uma melhor infra-estrutura aquele importante equipamento esportivo. Um novo piso, melhorias na iluminação e coberta, bem como a construção de sanitários e vestiários estão entre as ações a serem desenvolvidas. As obras tem um prazo de seis meses para estarem concluídas.
            “Parte dos recursos, cerca de 40 mil reais foram viabilizados através de repasse Federal, por intermédio da Lei Pelé. A Prefeitura de Garanhuns investirá o complemento dos recursos, algo em torno de 71 mil reais”, apresenta o secretário de Comunicação Social e Esportes, Carlos Eugênio, que complementa: “esse é mais um compromisso que vêm sendo cumprido pelo Prefeito Luiz Carlos junto aos desportistas de Garanhuns”, finaliza Eugênio.   

Em decisão unânime, Supremo valida cota racial em universidades

JC ONLINE


d75cf3e31253e188855282021019f078.jpgOs ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram nesta quinta-feira (26), por unanimidade, que a reserva de vagas em universidades públicas com base no sistema de cotas raciais é constitucional. Durante dois dias de julgamento, os ministros analisaram a ação ajuizada pelo partido Democratas (DEM), em 2009, contra esse sistema na Universidade de Brasília (UnB).

O último ministro a se manifestar, o presidente do STF, Carlos Ayres Britto, disse que a política compensatória é justificada pela Constituição. Para ele, os erros de uma geração podem ser revistos pela geração seguinte.

“O preconceito é histórico. Quem não sofre preconceito de cor já leva uma enorme vantagem, significa desfrutar de uma situação favorecida negada à outros”, explicou Britto.

Nove ministros acompanharam o voto do relator, Ricardo Lewandowski. O ministro Antônio Dias Toffoli se declarou impedido de votar, porque quando era advogado-geral da União posicionou-se a favor da reserva de vagas. Por isso, dos 11 ministros do STF, somente dez participam do julgamento.


Maior emergência do Nordeste já se chama oficialmente “Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra”

Blog Inaldo Sampaio


Ao lado de familiares do homenageado com o ex-deputado Paulo Guerra Filho e o ex-genro Sérgio Magalhães (PSD), o governador Eduardo Campos sancionou nesta quinta-feira  uma lei de autoria do deputado estadual José Humberto Cavalcanti (PTB) que altera o nome do Hospital da Restauração.
Pela lei aprovada pela Assembleia Legislativa, a maior emergência do Nordeste passa agora a se chamar “ Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra”.
Segundo o deputado petebista, “o governador Paulo Pessoa Guerra é, incontestavelmente um dos maiores nomes da
História de Pernambuco, além de um grande político e um excelente administrador público, algo que ficou evidenciado quando do exercício do seu mandato no período de 1964 a 1967”.

Paulo Guerra era filho de Nazaré da Mata e foi deputado estadual antes de ser o vice de Miguel Arraes em 1962. Com a deposição de Arraes pelos militares em 1º de abril de 1964, ele foi empossado pela Assembleia Legislativa para concluir o mandato do governador.
À frente do governo levou energia elétrica de Paulo Afonso para dezenas de cidades do interior, construiu o Hospital da Restauração e a FESP (Fundação do Ensino Superior de Pernambuco).
Um de seus filhos, Joaquim, foi prefeito de Igarassu e deputado federal e outro, Paulo Guerra Filho, deputado estadual.

Construção brilha, mas setor de serviços é o setor que gera mais empregos na economia pernambucana

Blog do Jamildo


No ano passado, a evolução da economia regional não sofreu a desaceleração registrada na nacional, especialmente pelo aumento de 4,5% do PIB de Pernambuco e de 4,3% do PIB do Ceará. Crescimentos bem maiores que o do Brasil, de 2,7% que ainda superou o fraco desempenho da Bahia, com incremento de 2% na sua economia. No primeiro bimestre de 2012, em comparação com o primeiro bimestre de 2011, os números apontam para uma recuperação baiana, calcada no aumento de 13,8% da produção da indústria de transformação e de 12,7% na indústria geral. Na seqüência vem Pernambuco, com crescimento de 8,7%, superando o índice do Nordeste de 6,9%. Nestes dois primeiros meses do ano, o Brasil sofreu uma redução de 3,4% na produção da indústria, enquanto o Ceará apresentou uma queda ainda mais significativa de 6,9%.

Mas os índices de crescimento do emprego formal entre março de 2011 e março de 2012, revelam que a economia nordestina mantém-se ativa. Pernambuco vem liderando o ranking com uma taxa de 4,6% e um estoque de 1, 6 milhão de empregos. Sergipe aparece em seguida, com aumento de 4,1% e 387 mil postos de trabalho. No Brasil, o índice foi de 3,2% e no Nordeste, de 2,7%. Uma olhada mais detalhada nos números de Pernambuco revela que a Construção Civil foi responsável por 145,5 mil do estoque de empregos no período analisado, registrando também o maior percentual de aumento: 13,9%. Mas o maior volume está no setor de Serviços com 509,5 mil postos de trabalho.

Do estudo da Ceplan

Pernambuco fora da Copa das Confederações

Blog Magno Martins


Antes meras especulações, de pronto desmentidas pelas autoridades estaduais ligadas ao setor, a possibilidade de Pernambuco ficar fora da Copa das Confederações vai se tornando realidade. É uma disputa que se trava pouco antes da Copa do Mundo envolvendo as mais importantes seleções de todos os continentes, e que se torna uma vitrina para o país que a sediar. No caso o Brasil, que vai promover o torneio mundial em 2014. A inquietadora notícia é reforçada por Lauro Jardim, na sua coluna de ontem da revista Veja, transcrita abaixo:

''Recife está com um pé fora da Copa das Confederações. A Arena Pernambuco que passa por uma inspeção da Fifa hoje não ficará pronta a tempo para a competição, garantem os representantes da entidade e do Comitê Organizador da Copa.

Uma saída honrosa está sendo articulada para que Pernambuco não fique mal na foto. A ideia é fazer com que Eduardo Campos declare que é melhor a arena ter mais tempo para preparar uma melhor Copa do Mundo.''

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Alepe aprova projeto que evita clonagem de carro

Blog da Folha


Foi aprovado nesta quarta-feira (25), no plenário da Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 507/2011, de autoria do deputado Antonio Moraes (PSDB), que pretende combater um crime que cada dia faz mais vítimas em Pernambuco, a clonagem de veículos. A proposta do parlamentar torna obrigatório que empresas públicas e privadas de Pernambuco passem a dar baixa na documentação do veículo quando forem leiloar os carros. O projeto também define que em casos de usados, o carro só poderá ser vendido na condição real de sucata.
“Aqui em Pernambuco recentemente uma quadrilha organizada estava utilizando o esquema de arrematar veículos em leilões e transplantar os chassis e dados da documentação para os veículos que eles mesmos roubavam e furtavam “, destacou o parlamentar. De acordo com ele, segundo declarações de delegados publicadas na imprensa, a quadrilha comprava os carros nos leilões, desmanchava as partes onde se encontrava o número do chassi e transplantava para os veículos roubados. Eles alteravam os documentos e até o número que vem nos vidros dos veículos.

Moraes complementa que “inúmeras pessoas no nosso Estado e fora dele, foram vítimas da audácia dos marginais da clonagem, uma nova modalidade adotada pelos ladrões para ‘esquentar’ veículos” . A proposta do parlamentar determina também que qualquer órgão público ou privado de Pernambuco, para realizar leilão de veículo usado, deve ter uma licença do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE) e da Delegacia de Roubo e Furtos de Veículos do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri).

De acordo com o deputado, “o projeto objetiva dificultar a atuação dos bandidos da clonagem de veículos, defender o cidadão e consequentemente colaborar com a atuação do executivo e demais órgãos específicos no que se refere ao combate da criminalidade no Estado de Pernambuco”.